Técnico Superior de Operação / Responsável SAA / SAR (m/f) – Beja

Detalhe da Oferta:
Missão:
Desenvolve atividades técnicas no âmbito de operação, nomeadamente o planeamento e controlo da operação, a gestão dos sistemas de abastecimento de água e/ou de saneamento de águas residuais, a verificação do estado de funcionamento e conservação das infraestruturas dos sistemas, a supervisão das operações de limpeza e pequenas reparações, o acompanhamento das prestações de serviço e a gestão dos respetivos contratos, a análise da atividade da área e a emissão de pareceres e relatórios, bem como participar em projetos de exploração e/ou de inovação, de acordo com métodos e procedimentos diversificados, com vista à melhoria dos processos e otimização operacional, à qualidade e quantidade da água e ao bom funcionamento e estado de conservação dos sistemas de água e/ou águas residuais, contribuindo para o cumprimento do contrato de parceria, de fornecimento e de rejeição. Pode orientar e supervisionar outros Técnicos, mediante a sua experiência.
Principais Responsabilidades:
• Assegurar e desenvolver atividades no âmbito da concretização de projetos/ programas das áreas a que estão afetos (e.g., exploração e operação de empreendimentos, planos de observação e aproveitamento, e ensaios a sistemas de água), nomeadamente:
o Contribuir para o desenvolvimento de atividades no âmbito de estudos de processos e operacionalização, nomeadamente acompanhamento da evolução da indústria da água, do conhecimento da sua tecnologia e os problemas ecológicos associados aos recursos hídricos da região;
o Contribuir para a identificação de novas soluções a nível tecnológico e de processo, analisando a sua aplicabilidade e garantindo a sua implementação caso venha a ser aprovada;
o Promover o desenvolvimento de atividades no âmbito de inspeções e controlo analítico, nomeadamente execução das campanhas de leitura dos equipamentos; realização das de inspeções visuais no terreno; controlo da distribuição de água tratada, de acordo com os volumes produzidos e consumos verificados, assegurando o abastecimento de água na quantidade e qualidade definida; controlo do transporte, tratamento e rejeição de águas residuais, assegurando o cumprimento dos parâmetros de descarga; supervisão e dinamização do desempenho das operações inerentes à água, monitorizando o sistema, simulando o comportamento e capacidades das redes em função dos caudais fornecidos; planeamento e solicitação de análises laboratoriais para a monitorização do cumprimento de requisitos legais, apoiando o controlo dos processos de água e verificando periodicamente os resultados emitidos pelo laboratório sobre a qualidade da água fornecida e águas residuais rejeitadas; elaboração de relatórios, procedendo ao registo e análise de dados;
o Desenvolver atividades no âmbito de manutenção, nomeadamente participação na identificação de avarias e anomalias; solicitação de intervenções necessárias aos equipamentos, órgãos e condutas, garantido a operacionalidade das instalações; acompanhamento das intervenções de manutenção nas instalações e equipamentos; realização de ensaios nos diversos modos de funcionamento, com e sem energia, da rede do funcionamento dos órgãos e equipamentos;
• Assegurar e desenvolver atividades no âmbito administrativo, gestão de informação e comunicação, nomeadamente prestação de suporte no planeamento e promoção da aquisição de bens, equipamentos/ serviços; prestação de suporte na avaliação de propostas de fornecimento e avaliação os fornecedores críticos da respetiva área; circulação e tratamento documental anexando todas as informações, documentos, despachos e autorizações necessárias à boa compreensão dos assuntos; preparação da informação para reporte periódico, através de relatórios, e inserindo os dados nas plataformas designadas para o efeito; elaboração dos reporte para entidades externas, quando solicitado; garantia da comunicação aos clientes de incumprimentos sobre a qualidade da água, causas e medidas corretivas; realização de visitas técnicas, institucionais e escolares, preparando as instalações e partilhando informações relativas ao local e funcionamento das infraestruturas e equipamentos; gestão dos bens da empresa que lhe estão afetos, zelando pela limpeza, bom estado e conservação, incluindo as viaturas e instalações;
• Assegurar a execução e contribuir para os procedimentos e atividades associadas aos Sistemas de Gestão implementados na empresa, identificando e propondo sugestões de melhoria contínua, garantindo a otimização dos processos de trabalho e cumprindo com as normas e legislação em vigor.
Perfil Pretendido:
• Licenciatura em Engenharia do Ambiente, Engenharia Química ou outro ramo científico adequado;
• Experiência de, pelo menos, 5 anos em funções enquadradas e de gestão de equipas;
• Domínio do Microsoft Office;
• Experiência em contratação pública;
• Conhecimentos em Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados (SAP) e em softwares de gestão operacional (ex. NAVIA);
• Capacidade comprovada de liderança;
• Capacidade de comunicação, planeamento e organização;
• Boa capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
• Forte capacidade de análise de dados e orientação para resultados;
• Dinamismo, iniciativa e proatividade;
• Carta de condução de veículos ligeiros.
Local de Trabalho:
• Beja
Oferta:
Excelente oportunidade de integração numa empresa sólida, de um grupo de referência com um projeto desafiante na área do ambiente. Enquadramento na tabela salarial da empresa;
Os interessados deverão enviar a sua candidatura, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado, até ao dia 03/11/2024 para o endereço de e-mail
rh.agda@adp.pt