A 25ª edição da FJC Porto de Emprego, a maior e mais relevante feira de recrutamento do país organizada por estudantes universitários, vai contar com a presença de 76 empresas, que agregam mais de 500 oportunidades para uma futura carreira profissional dos jovens da Universidade do Porto. O evento realiza-se já a 25 e 26 de fevereiro (terça e quarta-feira da próxima semana) nas instalações da Faculdade de Economia e está aberto a toda a comunidade académica da cidade: A organização é da FEP Junior Consulting, em parceria com a Faculdade de Economia do Porto (FEP) e o Serviço de Desenvolvimento e Carreira da instituição.
Este ano marcam presença, como já é habitual, empresas de grande dimensão como a Sonae, BPI, Santander, CUF, Golden Energy ou Caetano Automotive, consultoras de renome como a Deloitte, KPMG, EY ou a internacional Compass Lexecon. Há também estreias, de que são exemplo o Banco de Portugal e o Novobanco.
António Costa, finalista do curso de Gestão da FEP e project manager da FJC Porto de Emprego 2025, destaca ainda a participação do unicórnio mais português, o Sword Health. Nesta edição há “uma aposta no mercado das startups”, diz, e, por isso, estarão na feira outras entidades como a Skill & Reach ou a Volis AI. Há ainda lugar para as empresas de recrutamento, como a Talent Portugal e a Unilinkr.
Desde setembro que a FEP Junior Consulting está a trabalhar na organização deste certame de forma a que o tecido empresarial se aproxime da comunidade universitária e lhe proporcione oportunidades de emprego. Segundo António Costa, as empresas vêm com o objetivo expresso de recrutar, quer para estágios de verão, quer profissionais, e mesmo com ofertas de emprego. O foco estará nos mais de 1000 alunos finalistas dos cursos de Economia e Gestão da FEP, mas há também espaço para os alunos mais novos entrarem em contacto com as empresas e obterem estágios, assim como os de outras faculdades.
No primeiro dia do certame terá lugar o Speed Recruitment, que consiste em entrevistas de emprego, de duração máxima de cinco minutos, entre 20 candidatos já selecionados e 20 empresas. Segundo António Costa, esta sessão dá a estes alunos uma oportunidade de aproximação a empresas de renome, fora dos processos de recrutamento convencionais. Os 20 alunos estão na fase final dos seus ciclos de estudo (licenciatura ou mestrado) e foram previamente selecionados por antigos membros da FEP Junior Consulting, que estão no mercado de trabalho há mais de cinco anos e com experiência na área de recursos humanos.
É um “momento fulcral para que os 20 melhores candidatos da nossa faculdade possam ter um acesso direto” a empresas como BCG, LBC, Sonae, Deloitte, MC Sonae, Lactogal, Santander, Millennium bcp, EY ou NOS, destaca António Costa.
De realçar que a taxa de empregabilidade dos alunos da FEP é da ordem dos 95% e que, mesmo depois de ingressarem no mercado de trabalho, continuam a contribuir para o sucesso da academia. Tiago Martinez, um antigo aluno da FEP e que hoje trabalha no Banco Central Europeu, é um desses exemplos. Vai, a título pessoal, dinamizar um dos workshops que integram o programa da Porto de Emprego.
Como sublinha António Costa, “as licenciaturas acabam por não conseguir acompanhar todas as mudanças no mundo” e os workshops visam dar ferramentas e capacitar os alunos para as novas dinâmicas. Vão versar temas que podem ser mais complexos para os estudantes, como private equity ou venture capital, e matérias de caráter prático relacionadas, por exemplo, com a elaboração de um curriculum vitae.
A FEP Junior Consulting, constituída em 1997, é um organismo em que participam 70 alunos do Ensino Superior do Porto, dos três anos que compõem as licenciaturas. Aqui o foco é a prestação de serviços de consultoria, numa primeira aproximação do mundo académico ao empresarial. Todos os anos são recrutados 25 alunos das faculdades de Economia, Gestão, Direito e Ciências da Universidade do Porto para a Junior Consulting, numa visão de consultoria multidisciplinar. A Junior Consulting tem empresas como parceiras e conta também com o apoio de antigos alunos. A taxa de empregabilidade dos estudantes que integram este organismo é de 100%.
Fonte: https://www.dn.pt/porto-de-emprego-tem-mais-de-500-oportunidades-para-talentos-universit%C3%A1rio