Em 2024 ocorre uma desaceleração na recuperação da pandemia em relação às ofertas de trabalho na União Europeia. Dessa maneira, entre os países europeus com mais vagas de emprego são a Bélgica e a Holanda. Aliás, as duas nações da Europa registram as maiores taxas de vagas de emprego entre os países da União Europeia nos últimos três meses de 2024.
Sendo assim, 4,1% dos empregos em seus mercados de trabalho estão atualmente vagos, de acordo com os últimos números do Eurostat e uma notícia do portal EuroNews. Em seguida surge a Áustria (3,6%) e, na outra ponta aparecem a Bulgária, Polônia e Romênia que são, respectivamente, os países da União Europeia com as menores taxas de vagas de emprego, todos com 0,7%, seguidos pela Espanha com 0,9%.
Além disso, comparando o último trimestre de 2024 com o mesmo trimestre do ano anterior, a taxa de vagas de emprego cresce em quatro países da UE, permanece estável em seis e diminui em 17 países da Europa. Por isso, os maiores aumentos são observados na Dinamarca, Espanha, Croácia e Malta, cada um aumentando 0,1 ponto percentual. Enquanto isso, as maiores quedas são registradas na Alemanha, Grécia, França e na Áustria.
Setores com mais ofertas de emprego na Europa
Entretanto, além de descobrir quais são os países da União Europeia com mais empregos, é interessante conhecer os setores com mais vagas. Dessa maneira, o Eurostat diz que as maiores taxas de vagas de emprego na Europa são registradas nas “Atividades administrativas e de serviços de apoio”, seguidas das “Construção, Informação e comunicação”, “Atividades profissionais, científicas e técnicas” e “Atividades de alojamento e restauração”.
Além disso, entre as vagas anunciadas de maneira online durante o período analisado (último trimestre de 2024), aparecem as ofertas de emprego para gerentes de vendas, marketing e desenvolvimento que são os mais procurados.
Contudo, embora ocupações no setor público, como profissionais de saúde e professores, também possam enfrentar dificuldades de recrutamento, elas não estão entre as oportunidades mais procuradas online. Ou seja, isso pode ocorrer porque essas vagas geralmente não são anunciadas na Internet.
Lista dos países com mais empregos na União Europeia
Aproveite para conferir a lista dos países com mais oportunidades de emprego na União Europeia:
- Bélgica
- Países Baixos (Holanda)
- Áustria
- República Tcheca
- Alemanha
- Malta
- Chipre
- Letônia
- Hungria
- Eslovênia
- Suécia
- Lituânia
- Estônia
- Croácia
- Finlândia
- Portugal
- Grécia
- Luxemburgo
- Irlanda
- Eslováquia
- Espanha
- Bulgária
- Polônia
- Romênia
Vagas de emprego por atividade econômica na Europa
Em seguida e depois de verificar os países europeus com mais vagas de emprego, veja a lista das taxas das ofertas de trabalho na área do euro e da UE por atividade econômica (quarto trimestre de 2024):
- Seção N: “Atividades administrativas e de serviços de apoio” que inclui agências de trabalho temporário
- Seção F: Construção
- Seção J: Informação e Comunicação
- Seção M: Atividades profissionais, científicas e técnicas
- Seção I: Atividades de alojamento e restauração
Países europeus com mais vagas de emprego: como encontrar oportunidades
Por fim, se você gosta da notícia dos países europeus com mais vagas de emprego e quer encontrar uma oferta de trabalho, o ideal é acessar o portal da Rede EURES. Em seguida, você consegue selecionar o país de interesse, conhecer todas os empregos que estão anunciados e se candidatar diretamente entrando em contato com a empresa que publica a vaga.
Além disso, saiba que a Rede EURES (European Employment Services) é uma rede de cooperação europeia entre a Comissão Europeia, a Autoridade Europeia do Trabalho (ELA), os serviços nacionais públicos e outros serviços de emprego admitidos em todos os países da UE, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
Sendo assim, a rede EURES facilita a livre circulação de trabalhadores, fornecendo informações e serviços de apoio ao emprego para trabalhadores e empregadores. Contudo, também melhora a cooperação e o intercâmbio de informações entre as suas organizações membros e é a Autoridade Europeia do Trabalho (ELA) que coordena a rede EURES desde 2021.