Lisboa em 20.º lugar na lista das 100 cidades mais atrativas do mundo para turismo

Lisboa em 20.º lugar na lista das 100 cidades mais atrativas do mundo para turismo

Lisboa figura no 20.º lugar da lista global de 100 cidades mais atrativas para turismo, segundo um ranking da consultora Euromonitor International referente a 2023 citado pela CNN. A lista ordena as cidades consoante critérios que incluem sustentabilidade, conectividade, qualidade da rede de transportes, entre outros.

Em primeiro lugar está a cidade de Paris, capital francesa, seguida de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e de Madrid, em Espanha, nos segundo e terceiro lugares, respetivamente.

O continente com mais cidades no ranking é a Europa. A Euromonitor, citada pela CNN, justifica a presença europeia na lista com a “urbanização rápida e adopção generalizada de tecnologia”.

A chave para figurar nesta lista está, segundo a consultora, na “melhoria da sustentabilidade, as redes de transportes e do impacto social, alguns dos objetivos principais que as cidades adoptam hoje em dia de forma a aumentar a competitividade, melhorar a sua oferta turística e apresentar uma experiência sem perturbações”.

O setor do turismo em Portugal continua a mostrar a sua relevância para a economia nacional e a superar recordes: em agosto deste ano, o número de dormidas turísticas alcançou um máximo mensal de sempre, nos 10,1 milhões; ao passo que o número de hóspedes fixou-se nos 3,5 milhões, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados mais recentes do INE dizem respeito a outubro e mostram um crescimento homólogo de 8,7% no número de hóspedes, para os 2,9 milhões, e de 7,4% no número de dormidas, para os 8,5 milhões.

A alicerçar este dinamismo estão os turistas estrangeiros: em outubro, o número de dormidas de visitantes internacionais cresceu 11,5%, face ao mês homólogo, para 5,5 milhões. Com um crescimento muito menor, as dormidas de turistas domésticos aumentaram 0,3% para 1,8 milhões, depois de quatro meses de quedas homólogas.

Veja também:  Golpes na internet: como evitar fraude de vagas falsas de emprego

Nesse mês, o mercado britânico representou 20% das dormidas de não-residentes, seguido do mercado alemão, com 12,5%, e do norte-americano, com uma quota de 9,9%.

Todos estes mercados registaram crescimentos face ao mesmo mês de 2022. As dormidas de visitantes franceses superaram as dos vizinhos espanhóis em outubro, com quotas de 8,1% e 7,4%, respetivamente.

As 20 primeiras cidades no top 100 da Euromonitor International de 2023:

  1. Paris, França
  2. Dubai, Emirados Árabes Unidos
  3. Madrid, Espanha
  4. Tóquio, Japão
  5. Amesterdão, Países Baixos
  6. Berlim, Alemanha
  7. Roma, Itália
  8. Nova Iorque, EUA
  9. Barcelona, Espanha
  10. Londres, Reino Unido
  11. Singapura
  12. Munique, Alemanha
  13. Milão, Itália
  14. Seul, Coreia do Sul
  15. Dublin, Irlanda
  16. Osaka, Japão
  17. Hong Kong
  18. Viena, Áustria
  19. Los Angeles, EUA
  20. Lisboa, Portugal

Fonte: https://expresso.pt/economia/economia_turismo/2023-12-13-Lisboa-em-20.-lugar-na-lista-das-100-cidades-mais-atrativas-do-mundo-para-turismo-11268153

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *