O Cheque de Formação + Digital foi anunciado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para impulsionar a requalificação e especialização de profissionais no campo tecnológico. Por persistirem algumas dúvidas sobre as condições de acesso aos 750 euros de reembolso que a iniciativa oferece em formações e cursos no âmbito digital, a Code for All_, antiga Academia de Código, partilha tudo o que é necessário saber para usufruir deste apoio direccionado à educação tecnológica.
Com o objectivo de consolidar as competências de profissionais já inseridos no mercado de trabalho, o Cheque Formação + Digital pode ser utilizado em várias situações de emprego, independentemente do vínculo contratual. Esta condição contempla, assim, trabalhadores por conta de outrem, trabalhadores independentes com rendimentos empresariais ou profissionais, empresários, sócios de sociedades unipessoais e trabalhadores estrangeiros que detenham residência legal em Portugal (ou Certificado de Manifestação de Interesse).
Para o efeito, não são elegíveis trabalhadores da administração pública, estagiários, bolseiros de investigação, trabalhadores que se encontrem de baixa médica e desempregados.
Já as formações aceites pelo apoio têm características específicas, não podendo ser na sua totalidade em formato assíncrono, mas sim na modalidade híbrida, com tutoriais online e presenciais. Adicionalmente, é obrigatório que os cursos dediquem pelo menos 80% das suas horas lectivas ao desenvolvimento de competências digitais, deixando 20% alocado a outras aprendizagens presentes nos planos formativos que sejam directamente complementares às mesmas, como conhecimentos de inglês.
Na ocasião de cumprimento destes requisitos, é possível efectuar a inscrição para o reembolso no site do IEFP onde os candidatos devem estar previamente registados para submeter cinco documentos necessários à avaliação da sua candidatura: um documento que comprove a ausência de dívidas às finanças, uma declaração sob compromisso de honra do candidato, uma carta que contextualize a necessidade da formação no enquadramento profissional, uma declaração da entidade formadora e um documento bancário com o IBAN.
No seguimento da aprovação, o apoio é entregue em formato de reembolso após a conclusão da formação e encerramento manual do processo na plataforma do IEFP.
O processo de inscrição nos cursos de iniciação tecnológica disponíveis na oferta formativa da Code for All_ já contempla a utilização desta iniciativa de financiamento à educação tecnológica.
A Code for All_ realiza no dia 29 de Novembro um evento onde irá explicar tudo sobre os novos cursos de iniciação que incluem a medida de apoio do Cheque-Formação + Digital.
Recentemente, a Code for All_ fez a expansão da sua oferta formativa para poder chegar a mais pessoas interessadas em obter conhecimentos na área tecnológica, mantendo os seus bootcamps intensivos de programação, e criando novos cursos, tanto em níveis de iniciação, para quem não tem competências digitais, como de especialização, para profissionais já estabelecidos no mercado.
Os cursos de iniciação da instituição são compatíveis com a iniciativa Cheque Formação + Digital e têm inscrições abertas para várias turmas. A Code for All_ já conseguiu requalificar mais de 2000 profissionais, mudando a vida das pessoas ao expandir as suas perspectivas profissionais até ao campo da tecnologia.
As inscrições podem ser feitas através deste link – Clique aqui.