É melhor viver no Brasil ou em Portugal? Compare os países

Portugal e Brasil compartilham boa parte da sua história e os traços da cultura portuguesa são muito presentes em vários aspectos da vida dos brasileiros, mesmo que a gente não perceba isso até conhecer melhor o país luso. Mas, além das proximidades, há também diferenças significativas no estilo de vida entre as duas nações irmãs. E, com isso, fica a pergunta: é melhor viver no Brasil ou em Portugal?

Nesse artigo, vamos abordar os pontos positivos e negativos de cada país e tentar responder a essa questão, fazendo uma análise realista de ambos. Vamos lá?

Pontos em que é melhor viver no Brasil

Antes de mais nada, é importante ressaltar um ponto muito importante: o Brasil é nossa pátria, nossa casa e, por isso, para a maioria das pessoas, será sempre o melhor lugar para se viver. Mas se você sonha em morar em Portugal, com certeza sente algum “incômodo” que te faz querer ir além das fronteiras do nosso exuberante país.

Podemos dizer que, apesar de todos os desafios que enfrentamos na vida cotidiana, morar no Brasil é estar na nossa zona de conforto. A maioria dos brasileiros já nasce com um mínimo de estrutura para se reconhecer como um cidadão e, com isso, temos muitas facilidades no dia a dia – algo que só vamos perceber quando mudamos para outro país. Dessa forma, podemos destacar alguns pontos em que é melhor viver no Brasil:

Temos nossa rede apoio

Ter a nossa rede de apoio por perto faz toda a diferença, principalmente nos momentos mais difíceis. Família, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, tudo isso colabora para nossa sensação de pertencimento a um determinado lugar. E se você se muda para um novo país sem conhecer ninguém por lá, tudo pode ficar mais complicado no início.

É mais fácil ter uma carreira de sucesso no Brasil

Embora trabalhar no exterior possa ser mais vantajoso financeiramente, também pode ser mais difícil ter boas oportunidades sendo imigrante em Portugal. Isso porque ainda é comum a preferência por nacionais para a maioria das vagas.

Não precisamos enfrentar muitas burocracias de uma vez

Afinal, no Brasil, fazemos nossos documentos em partes, à medida que vamos precisando deles. Ter que sair numa maratona visitando repartições públicas, enfrentando filas e papeladas não é uma tarefa fácil, ainda mais quando ainda somos novos no país e não entendemos bem o funcionamento das coisas.

A adaptação cultural não é um fardo

Muito pelo contrário, enquanto brasileiros, ela é algo natural e intrínseca à nossa existência. Afinal, nós é que construímos e somos parte indissociável da Cultura Brasileira. E nós somos moldados por ela, desde que começamos a perceber o mundo a nossa volta.

O clima com certeza é um ponto a favor

O Brasil oferece muitos biomas com características únicas no mundo. Assim, mesmo quem nasceu no sul e não gosta de frio, por exemplo, dá pra resolver isso sem sair do nosso próprio país.

A posição geográfica do Brasil é maravilhosa

Não há terremotos, furacões, vulcões ou outras forças extremas da natureza. Podemos dizer que, nesse ponto, o Brasil foi abençoado. Claro que acontecem tragédias, como chuvas e inundações, mas isso não é tão recorrente e também acontece em outros lugares, somando-se às outras intempéries.

Um país sem guerras

Apesar da violência urbana, não precisamos nos preocupar com guerras, atentados terroristas ou outras situações perigosas que abalam uma nação, como a recente guerra na Ucrânia, que afetou toda a Europa.

Sistemas públicos de saúde e educação

Mesmo com problemas estruturais, no geral, os sistemas funcionam e estão disponíveis para acesso universal por todos aqueles que precisarem.

A natureza exuberante do Brasil

Nosso país tem atrações para todos os gostos – praias, montanhas, florestas, o pantanal. Com certeza conhecer mais do nosso país vai proporcionar experiências incríveis para qualquer viajante.

Viver a cultura brasileira no dia a dia é incrível

Talvez a gente só perceba isso ao se mudar para outro país. Mas temos uma cultura muito diversa e pujante, com a música, a culinária, os costumes, o folclore, as tradições regionais e tudo que torna nossa sociedade tão rica.

É importante lembrar que existem muitos “brasis” em um só Brasil. Assim, a experiência de viver em uma região com certeza será diferente de viver em outra. Mas, no geral, a sensação de estar em terras tupiniquins é perceptível em qualquer lugar de norte a sul, de leste a oeste. Afinal, é isso que nos torna uma só nação e um só povo!

Veja também:  Aluguel em Portugal: guia completo de 2024
Povo e cultura brasileira
A cultura tão rica e o povo animado fazem do Brasil um país único!

Por falar nisso, não poderia deixar de citar algo muito importante: os brasileiros. Nós somos dos povos mais acolhedores e amistosos de todo o mundo. Isso com certeza faz a experiência de viver no Brasil ser única – não à toa, muitos estrangeiros escolhem o nosso país para viver e se encantam com a nossa gente calorosa.

Mas, como sabemos, nem tudo são flores. Mais abaixo vamos falar dos pontos negativos para tentar responder à questão se é melhor viver no Brasil ou em Portugal.

Pontos em que é melhor viver em Portugal

O país europeu oferece muitos benefícios para seus habitantes. Por isso mesmo, o número de brasileiros em Portugal cresce ano a ano. Em 2023, são quase 400 mil vivendo legalmente. E esse número é ainda maior, já que não considera os brasileiros que têm outra cidadania da União Europeia ou os cidadãos que vivem ilegalmente no país (algo que o Euro Dicas não recomenda de forma alguma).

Entre as principais vantagens que alimentam o sonho de muitos conterrâneos, está a qualidade de vida em Portugal. Mas não é só por isso que é melhor viver em Portugal. Veja outros pontos:

Segurança

A sensação de segurança e a própria segurança em Portugal é algo notável no dia a dia. Andar pelas ruas sem ter medo de ficar sem o celular (ou a vida) é um dos principais motivos que trazem os brasileiros para Portugal. E isso é uma das coisas que não me faz ter vontade nenhuma de voltar de vez para o Brasil.

Retorno dos impostos pagos

Você sente que os impostos retornam para a população através de serviços públicos de qualidade. Há problemas, claro, mas no geral os serviços são muito bons e funcionam bem.

Sistema público de saúde e educação

Eles existem assim como no Brasil, mas em Portugal eles têm uma qualidade maior, já que a população é muito menor e fica mais fácil gerenciar todo o sistema. O sistema de saúde luso não é perfeito, obviamente, mas é realmente muito bom.

Eu mesmo nunca utilizei o sistema de saúde privado, mesmo tendo um seguro de saúde em Portugal – que tem um funcionamento diferente dos planos de saúde do Brasil.

Facilidade de viajar e conhecer outras culturas

A Europa toda é praticamente do tamanho do território brasileiro. Assim, como viajamos de um estado para outro no Brasil, aqui se viaja facilmente de um país para outro, com culturas bem diferentes. E isso proporciona um ótimo enriquecimento da nossa bagagem cultural e visão de mundo.

As praias ajudam na comparação se é melhor viver no Brasil ou em Portugal
As praias do Algarve, no sul de Portugal, nos dão a sensação de estarmos no Brasil

É possível viver bem com pouco

Ao contrário do Brasil, em que um casal mal consegue viver com dois salários mínimos em uma cidade grande, em Portugal é possível (e vive-se bem). É verdade que o custo de vida aumentou, mas falaremos disso mais abaixo.

No entanto, proporcionalmente, os gastos com supermercado e alimentação são infinitamente menores no país luso. Isso ajuda a ter uma boa alimentação e facilita bastante a adaptação, já que as gastronomias são bem próximas e é muito fácil encontrar produtos brasileiros nos mercados.

Ritmo de vida menos acelerado

Esse ponto pode não ser uma vantagem para todos, mas com certeza ele colabora para ter mais qualidade de vida. Em Portugal existe um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. É raro ver pessoas fazendo horas extras intermináveis, algo que é bastante comum no Brasil. Principalmente no verão, quando escurece perto de 22h, as pessoas querem sair e aproveitar a sua vida ao ar livre com amigos e familiares, bem longe do escritório.

Podemos dizer que todos esses pontos estão interligados e funcionam juntos para proporcionar uma vida mais digna para a população que escolhe morar, trabalhar ou estudar em Portugal. Já deu pra ter uma noção se é melhor viver no Brasil ou em Portugal, não é?

Veja também:  Vila do Conde - Portugal: como é morar na cidade e custo de vida

Pontos em que é pior viver o Brasil

Como todo brasileiro bem sabe, apesar do Brasil ser um “paraíso”, temos muitos problemas estruturais que tornam a vida mais difícil. Entre eles, podemos destacar:

Falta de segurança

A violência urbana tornou-se algo tão banal no Brasil que deixamos de nos impressionar com coisas que são assustadoras, já que se tornaram rotineiras. E isso é algo que afeta profundamente o nosso bem-estar e a sensação de tranquilidade.

Desigualdade generalizada

Infelizmente, a diferença entre ricos e pobres é um abismo que afeta muito a vida da sociedade brasileira. Há dados que indicam que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo.

Preconceito enraizado

São muitos: racismo, homofobia, transfobia, misoginia, desigualdade de gênero e tantos outros. Mesmo com avanços nos últimos anos, ainda é um problema grave em todo o país. E isso torna o nosso dia a dia mais árduo no Brasil.

Precariedade dos serviços públicos

Em particular educação e saúde, que são itens essenciais para o bem-estar da população. Embora o SUS seja uma referência mundial, ainda tem muitas deficiências e viver sem um plano de saúde é algo bem difícil no Brasil, não é?

Custo de vida elevado

Para se ter o mínimo de conforto é preciso muito dinheiro, algo inacessível para a maior parcela dos brasileiros. Assim, acabamos por viver com o básico e nos acostumamos com isso.

Corrupção em todas as esferas

Um problema grave e generalizado, não somente no poder público. Isso afeta a vida de todo brasileiro em diferentes níveis, mesmo que a gente não perceba.

Tudo isso colabora para que viver no Brasil seja um desafio diário, para além dos próprios desafios pessoais. E exatamente por isso, muitos brasileiros escolhem a Europa para construir uma nova vida, tendo acesso mais fácil ao necessário para se viver com qualidade.

A questão da segurança é um dos pontos mais fortes que motivam os brasileiros a saírem do Brasil. Viver com medo deixa a nossa vida mais estressante. Por isso, depois que você vive em um lugar tranquilo e seguro, fica muito difícil se adaptar novamente ao cenário de caos vivido nas grandes cidades brasileiras.

Com tudo isso, num primeiro momento, fica fácil pensar em responder se é melhor viver no Brasil ou em Portugal. Mas o país luso também tem problemas que afetam a vida da população, sobretudo os imigrantes.

Prato típico português, de quem o Brasil carrega muita influência
A culinária próxima dos dois países facilita a adaptação

Pontos em que é pior viver em Portugal

Embora tenha um bom índice de qualidade de vida, também existem muitas dificuldades para se viver em Portugal. É por isso que a questão se é melhor viver no Brasil ou em Portugal não é tão simples de ser respondida. Aqui, vamos focar no que afeta a vida dos imigrantes, já que a experiência de viver em um país é diferente para os locais – por isso disse que viver no Brasil é estar na nossa zona de conforto.

Esses são os principais pontos em que é pior viver em Portugal:

Ser imigrante não é fácil

Estar longe da rede de apoio pode ser difícil em alguns momentos. Também não é simples lidar com a saudade da nossa terra, da nossa família, dos nossos amigos. Por isso, a adaptação cultural é a primeira barreira que um migrante enfrenta.

O idioma pode ser um desafio

Embora sejam muito parecidas, as duas línguas têm diferenças significativas que podem dificultar o dia a dia. Além disso, em Portugal, nós sempre seremos aqueles que “falam brasileiro” e isso pode ser ruim em alguns momentos, sobretudo para conseguir um bom emprego.

Xenofobia

Existe xenofobia em Portugal, assim como existe em qualquer outro país. Mesmo que possa acontecer até entre regiões do próprio Brasil, não estamos tão acostumados com isso no dia a dia.

Aqui os “zucas” (termo pejorativo para brazucas) podem sentir mais o peso da discriminação pela nacionalidade, principalmente no mercado de trabalho ou com a dificuldade de alugar imóvel.

Baixos salários

Historicamente, o custo de vida em Portugal também é baixo, o que deixa a conta mais equilibrada. Mas, nos últimos anos, o custo para viver no país luso aumentou de forma considerável, o que torna ainda pior o cenário de baixos salários.

Veja também:  10 cidades mais baratas para morar em Portugal: confira a lista

Burocracias

Chegar em um novo país é como nascer de novo. Enfrentar as burocracias de documentação não é algo simples e rápido de resolver, ainda mais agora com a extinção do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).

O clima é instável

Embora possa ser melhor que a maior parte da Europa, o clima em Portugal ainda é bastante complicado para nós brasileiros. Diferente do Brasil, o inverno é chuvoso, escurece cedo (e amanhece tarde) e as casas não são tão preparadas para baixas temperaturas. Tudo isso pode dificultar a adaptação e a saudade do nosso país tropical.

Se enturmar e fazer amigos locais

Diferente dos brasileiros, os portugueses são bem menos abertos a fazer novos amigos de maneira rápida. Por isso, muitos imigrantes acabam convivendo somente com a comunidade brasileira, o que pode dificultar ainda mais a adaptação e o sentimento de pertencimento, além de poder levar ao isolamento social na imigração.

Isso tudo se agrava ao se considerar as dificuldades estruturais do país, como problemas políticos, a corrupção que também existe em Portugal e outros fatores que afetam a qualidade de vida e a felicidade da população.

Não à toa, os portugueses estão mais infelizes e aparecem atrás do Brasil no último ranking mundial da felicidade (Brasil em 49º e Portugal em 56º). O topo é liderado pelos países nórdicos e outras nações europeias, como a Holanda e a desejada Suíça.

Afinal, qual país é melhor para viver?

Apesar da questão ser um pouco subjetiva e permitir dezenas de respostas com embasamentos diferentes, eu diria que é melhor viver em Portugal. Mas, como já dissemos, morar no exterior não é para todo mundo. Os desafios são muitos e, para passar por eles, é necessário ter um bom planejamento pessoal, profissional, psicológico e financeiro.

Sabemos que as dificuldades também são muitas no Brasil. Mas, na nossa própria terra, elas são um pouco diferentes a nível pessoal e podemos contar com a nossa rede de apoio por perto para tornar o dia a dia mais ameno.

Agora, se olharmos apenas os fatores externos, ligados ao país, Portugal oferece muito mais condições para se ter uma vida digna. No entanto, essas oportunidades não são as mesmas para todos os imigrantes.

Trabalhar em Portugal com bons salários é uma realidade ainda restrita a pequenos grupos profissionais, como TI, por exemplo. Dessa forma, a vida torna-se um pouco mais difícil, já que enfrentamos mais dificuldades para nos colocar no mercado de trabalho.

É preciso superar desafios

Se você conseguir superar os muitos desafios que aparecem na vida do imigrante, com certeza Portugal vai te proporcionar uma qualidade de vida e segurança muito maior que o Brasil pode oferecer, gastando muito menos para se manter e se divertir. E, assim, vai poder ter o seu próprio veredito se é melhor viver no Brasil ou em Portugal.

Por tudo isso, para viver no país europeu, é necessário que você planeje bem a mudança e se prepare para todos os desafios que possam aparecer. Na parte do planejamento, nós podemos ajudar!

Se deseja viver em Portugal, planejamento é essencial

Entender a cultura do país, o custo de vida das diferentes localidades, a realidade do mercado de trabalho e os diversos desafios que surgem para os imigrantes é muito importante para conseguir fazer a mudança de forma segura e legal. Além disso, como dissemos, é essencial ter um planejamento bem estruturado: de vida, de carreira, financeiro, fiscal e psicológico.

Fonte: https://www.eurodicas.com.br/e-melhor-viver-no-brasil-ou-em-portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *