Tem mesmo que conhecer a cidade de Aveiro, também chamada Veneza de Portugal, muito por causa da ria navegada pelos bonitos moliceiros. É uma bonita cidade do litoral, com muita cor na sua arquitetura, e excelentes restaurantes para degustar sabores bem portugueses.
O município de Aveiro
A cidade de Aveiro é a capital do Distrito de Aveiro, na região Centro e sub-região do Baixo Vouga, antiga província da Beira Litoral.
É também a sede de um concelho com 199,77 km² de área e 80.880 habitantes (2021), subdividido em 10 freguesias:
- Aradas (freguesia urbana)
- Cacia
- Eixo e Eirol
- Esgueira (freguesia urbana)
- Glória e Vera Cruz (núcleo citadino)
- Oliveirinha
- Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
- Santa Joana (freguesia urbana)
- São Bernardo (freguesia urbana)
- São Jacinto
O feriado municipal de Aeiro celebra-se a 12 de maio, dia da padroeira do município, Santa Joana.
O município é limitado a norte pelo município de Murtosa (seja através da Ria de Aveiro, seja por terra), a nordeste por Albergaria-a-Velha, a leste por Águeda, a sul por Oliveira do Bairro, a sueste por Vagos e por Ílhavo (sendo os limites com este último concelho também feitos por terra e através da Ria), e com uma faixa relativamente estreita de litoral no Oceano Atlântico, a oeste.
É um município territorialmente descontínuo, visto que compreende algumas ilhas na Ria de Aveiro, e uma porção da península costeira com quase 25 km de extensão que fecha a Ria a ocidente.
Breve história da cidade de Aveiro
No documento de doação testamentária efetuada pela condessa Mumadona Dias, ao mosteiro de Guimarães em 26 de Janeiro de 959, consta a referência a “Suis terras in Alauario et Salinas“, sendo esta a mais antiga forma que se conhece do topónimo Aveiro.
No século XIII, Aveiro foi elevada à categoria de vila, desenvolvendo-se a povoação à volta da igreja principal, consagrada a S. Miguel e situada onde é, hoje, a Praça da República, vindo esse templo a ser demolido em 1835.
Mais tarde, D. João I, a conselho de seu filho, Infante D. Pedro, que, na altura, era donatário de Aveiro, mandou rodeá-la de muralhas que, já no século XIX, foram demolidas, sendo parte das pedras utilizada na construçào dos molhes da barra nova.
Em 1434, D. Duarte concedeu à vila privilégio de realizar uma feira franca anual que chegou aos nossos dias e é conhecida por Feira de Março.
O primeiro foral conhecido de Aveiro é manuelino e data de 4 de Agosto de 1515, constando do Livro de Leituras Novas de Forais da Estremadura.
Em 1759, D. José I elevou Aveiro a cidade, poucos meses depois de ter condenado por traição, ao cadafalso, o seu último duque, título criado em 1547 , por D. João III. Por essa razão à nova cidade foi dado o nome de Nova Bragança em vez de Aveiro. Esse nome foi mais tarde abandonado, voltando a cidade à denominação anterior.
O que visitar em Aveiro
Passeio de Moliceiro pelos canais da ria
Antes de mais nada, recomendo uma volta de moliceiro pelos canais da cidade. No momento em que escrevo este artigo o preço de adulto é 11€ (a partir dos 12 anos) e criança é 5.5€ (dos 3 aos 12).
O trajeto percorre os quatro principais canais da cidade: Canal Central, Canal do Côjo, Canal das Pirâmides e Canal de São Roque. A duração aproximada do passeio são 45 minutos.
Parque Infante Dom Pedro
É um parque com um grande lago, situado mesmo no centro da cidade. Construído no século XIX, é um espaço bastante tranquilo, perfeito para um piquenique em família.
Praça do Peixe
A Praça do Peixe foi o principal local de desembarque e venda de peixe e sal, no início do século XX. Atualmente é visitada por milhares de turistas que admiram a sua arquitetura, e sobretudo, procuram os fantásticos restaurantes que existem no local.
Sé Catedral de Aveiro
A Sé Catedral de Aveiro é conhecida por Igreja de São Domingos ou Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Glória. Está localizada na freguesia da Glória. Consult o nosso artigo muito completo sobre a Igreja da Sé de Aveiro.
Museu de Aveiro
O Museu de Aveiro está instalado no antigo Mosteiro de Jesus, um mosteiro da Ordem Dominicana feminina. É um edifício classificado como Monumento Nacional e possui um acervo mais focado na arte sacra.
Casa da Cooperativa Agrícola em Aveiro
A Casa da Cooperativa Agrícola de Aveiro, atualmente referida como Edifício Arte Nova, localiza-se na Rua João Mendonça, números 5, 6, e 7, na freguesia da Vera Cruz. Em estilo “Arte Nova”, nela destaca-se sobretudo o painel de azulejos em tons de rosa, roxo e vermelho, provenientes da Fábrica Fonte Nova (em 1913).
Teatro Aveirense
Edificado em 1881, o Teatro Aveirense está situado entre a Rua 31 de janeiro e a Rua de Belém do Pará (ver no mapa). Pode consultar a programação aqui.
Arte Urbana
Existe criatividade onde menos se espera. Existem murais com pinturas impressionantes, em vário locais da cidade.
Curiosidades
A um habitante de Aveiro chama-se aveirense.
Aveiro é uma cidade começada pela letra A.
Aveiro é uma cidade com 6 letras.
Verifique aqui os preços e disponibilidade para os melhores alojamentos e hotéis da cidade de Aveiro.