Lisboa figura no 20.º lugar da lista global de 100 cidades mais atrativas para turismo, segundo um ranking da consultora Euromonitor International referente a 2023 citado pela CNN. A lista ordena as cidades consoante critérios que incluem sustentabilidade, conectividade, qualidade da rede de transportes, entre outros.
Em primeiro lugar está a cidade de Paris, capital francesa, seguida de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e de Madrid, em Espanha, nos segundo e terceiro lugares, respetivamente.
O continente com mais cidades no ranking é a Europa. A Euromonitor, citada pela CNN, justifica a presença europeia na lista com a “urbanização rápida e adopção generalizada de tecnologia”.
A chave para figurar nesta lista está, segundo a consultora, na “melhoria da sustentabilidade, as redes de transportes e do impacto social, alguns dos objetivos principais que as cidades adoptam hoje em dia de forma a aumentar a competitividade, melhorar a sua oferta turística e apresentar uma experiência sem perturbações”.
O setor do turismo em Portugal continua a mostrar a sua relevância para a economia nacional e a superar recordes: em agosto deste ano, o número de dormidas turísticas alcançou um máximo mensal de sempre, nos 10,1 milhões; ao passo que o número de hóspedes fixou-se nos 3,5 milhões, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os dados mais recentes do INE dizem respeito a outubro e mostram um crescimento homólogo de 8,7% no número de hóspedes, para os 2,9 milhões, e de 7,4% no número de dormidas, para os 8,5 milhões.
A alicerçar este dinamismo estão os turistas estrangeiros: em outubro, o número de dormidas de visitantes internacionais cresceu 11,5%, face ao mês homólogo, para 5,5 milhões. Com um crescimento muito menor, as dormidas de turistas domésticos aumentaram 0,3% para 1,8 milhões, depois de quatro meses de quedas homólogas.
Nesse mês, o mercado britânico representou 20% das dormidas de não-residentes, seguido do mercado alemão, com 12,5%, e do norte-americano, com uma quota de 9,9%.
Todos estes mercados registaram crescimentos face ao mesmo mês de 2022. As dormidas de visitantes franceses superaram as dos vizinhos espanhóis em outubro, com quotas de 8,1% e 7,4%, respetivamente.
As 20 primeiras cidades no top 100 da Euromonitor International de 2023:
- Paris, França
- Dubai, Emirados Árabes Unidos
- Madrid, Espanha
- Tóquio, Japão
- Amesterdão, Países Baixos
- Berlim, Alemanha
- Roma, Itália
- Nova Iorque, EUA
- Barcelona, Espanha
- Londres, Reino Unido
- Singapura
- Munique, Alemanha
- Milão, Itália
- Seul, Coreia do Sul
- Dublin, Irlanda
- Osaka, Japão
- Hong Kong
- Viena, Áustria
- Los Angeles, EUA
- Lisboa, Portugal